Bate-Papo

Entrevista Com Um dos Criadores do TM
Que torcedor nunca sonhou em gerenciar seu próprio clube de futebol? Baseados neste pretexto, vários jogos de computador foram desenvolvidos com o objetivo de tornar isto possível no mundo virtual, mas a muitos faltava apenas um elemento: a integração. E essa é a palavra-chave de um dos games mais populares da Internet: Trophy Manager.
Ao contrário de jogos como Football e Championship Manager, baseados em jogos do usuário contra o computador, TM (Trophy Manager) integra treinadores do mundo inteiro gerenciando seus clubes em um ambiente bem semelhante à realidade. O game inclui milhares de clubes, divididos em seus respectivos países de origem. Até torneios internacionais, como a Libertadores ou a Liga dos Campeões, e de seleções, como a Copa do Mundo ou a Copa América, são disputados pelos jogadores.
TM é a realização do sonho de criar um mundo de futebol virtual, com milhares de treinadores, uma simulação realista e uma enorme comunidade. A soma de tudo isso é um jogo que trás uma experiência única”, afirma Daniel Luun, gerente comercial da empresa por trás do jogo, cujo número de usuários cresce a passos largos.
"No início do verão de 2006, o TM já tinha 10 mil usuários, o que era um número fantástico naquela época. Meses depois, logo após o lançamento internacional do jogo, cerca de 100 mil jogadores já estavam integrados à comunidade”, explica.
Comunidade
A manutenção de um desenvolvido sistema de táticas, transferência de jogadores e treinos é mantido no TM, mas, segundo Daniel Luun, o foco do jogo é a comunidade.
“O aspecto de integração do TM é a chave do seu sucesso. Parte do jogos está ligada ao seu time, montar a equipe, vender jogadores e desenvolver juniores, mas a comunidade tem um pape imenso nesse todo. Diariamente, treinadores do mundo inteiro interagem nos fóruns nacionais e internacionais do jogo, discutem desde táticas até o tipo de música que escutam. Isso faz com que isto não seja apenas um jogo, mas um “lugar” no qual você pode conhecer várias pessoas e desafiá-las com seus clubes”, afirma Luun, que falou um pouco sobre a comunidade brasileira no jogo.
“Ficamos muito satisfeitos com o movimento da comunidade brasileira, que é uma das que mais tem crescido ultimamente. Um exemplo do sucesso do Brasil no Trophy Manager está nas conquistas do país, que é atual vice-campeão mundial e atual campeão da Copa América”, comenta.
Uma história de sucesso A história do Trophy Manager é bem antiga e começou em uma escola na pequena cidade de Tølløse, que possui menos de 10 mil habitantes. “Soren Gleie e Niklas Iversen, os criadores do jogo, eram amigos de infância e, quando estavam na faculdade, deram início ao projeto. Desde pequenos, a dupla sempre gostou de jogos como Championship Manager e Footbal Manager. Na Internet, a única opção para este tipo de diversão era o simulador de jogos de futebol Hattrick, cujas opções eram bem limitadas”, conta Daniel Luun.
“Eles queriam um jogo online que tivesse mais elementos reais e, desta forma, nasceu o TM. Foram dias e dias programando a engine que roda as partidas do jogo, que ficou pronta em 2005. Podemos dizer que Trophy Manager é um jogo totalmente caseiro nascido de um sonho de infância, numa escola do interior da Dinamarca”, explica.
Os creditos São para o site:www.jsports.uol.com.br
Assinar:
Postar comentários
0 comentários:
Postar um comentário